![]() |
Resultado real no mundo virtual |
Segundo o diretor da equipe online, Francisco Junior, há diversas empresas que divulgam números exorbitantes de acessos aos seus sites institucionais, quando o aspecto mais importante que deveria ser considerado é a qualidade do acesso: "na Real, os clientes que entram em nosso chat são potenciais compradores, pois a empresa usa de uma estratégia de marketing única; por isso alcançamos esse resultado".
O vice-presidente da imobiliária, Lourenço Lopes, afirma que a internet atingiu uma importância preponderante porque as pessoas querem mais informações sobre os empreendimentos antes de ir visitá-los e um site proporciona esse tipo de experiência aos compradores. Reunindo fotos, vídeos, dados e as plantas dos imóveis, o site é cada vez mais uma importante fonte de consulta para o comprador. Além disso, quem está interessado em adquirir um imóvel, pode mostrar ou enviar as informações daquilo que está lhe interessando rapidamente, para pessoas de sua família, mesmo à distância. Da mesma forma, compradores de outros estados e países podem conhecer muito do imóvel sem precisar, necessariamente, fazer uma visita pessoalmente ao estande de vendas com o apartamento decorado.
Lourenço narra um caso em que 80% de um empreendimento foram vendidos para investidores no exterior, no caso, japoneses e brasileiros que vivem no Japão. "Osimóveis no Brasil são mais baratos do que em outros países do BRIC, portanto, são uma excelente opção de negócio para quem objetiva investir", completa.
O site da Real chega a receber de 5 a 8 mil contatos de visitantes aos corretores online por mês. Lourenço afirma que dessas consultas, de 1,5% a 2,4% tornam-se efetivamente vendas, mas acredita que em pouco tempo esta média irá crescer. Os últimos resultados da equipe online da imobiliária são crescentes: "o aproveitamento ainda não é o ideal, mas a equipe está trabalhando muito para melhorar o atendimento", explica. No último ano, a Real investiu cerca de 2 milhões de reais na equipe e ferramenta online de vendas e atendimento, e pretende investir mais 2,5 milhões de reais somente em tecnologia, até o final de 2010.
Com foco em médio e alto padrão, a Real Consultoria Imobiliária atua somente com consultoria a construtoras e vendas de imóveis novos e lançamentos, na faixa entre 120 mil e 25 milhões de reais. Todavia, a empresa também possui outra imobiliária para tratar de imóveis usados e aluguéis, a Solar Imóveis, que também investe no atendimento online e em imóveis mais populares, como aqueles mediados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.
As duas empresas hoje atuam com cerca de 540 corretores, sendo 120 credenciados para o atendimento online: "o perfil de um corretor para atender na consultoria onlineé escrever muito bem e rápido, tem que ser o corretor de primeira linha", detalha Lourenço. Todos os meses, o vice-presidente explica que de 10 a 20% dos corretores da equipe são reprovados em sua atuação e deixam a equipe online: "a pessoa tem que voltar para o treinamento". A imobiliária também conta com atendimento online em outros idiomas, como inglês. Um caso destacado pelo vice-presidente é o de um consultor online de 18 anos, que vendeu imóveis tratando em inglês, às três da manhã, para um cliente de Londres e foi premiado por duas construtoras pelos resultados.
Francisco Júnior afirma, ainda, que o ramo online da imobiliária está abrindo novas praças de atuação. Em função dos resultados obtidos para uma construtora no litoral paulista, a Real foi convidada a comercializar outro empreendimento do grupo na Bahia, com sua equipe online. Isto ocorreu depois que a imobiliária conseguiu, em São Paulo, vender o dobro dos imóveis de um concorrente no estande de vendas: "a eficiência da equipe online da Real é hoje um grande diferencial da empresa no mercado", afirma o diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário